Saúde

Cosméticos que podem ser usados (ou não) durante a gravidez

Por em 22 de julho de 2013

Se você descobriu que está grávida, comece a ter cuidado com os produtos que usa. No post de hoje, vou falar sobre os cosméticos que podem ser usados durante a gravidez.

 

  • Evite cremes que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácido hidroxi e retonóis, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez.

Os cremes esfoliantes, cremes anti-idade, cremes para a acne ou cremes de dia, podem conter este tipo de componentes na sua composição, sobretudo os esfoliantes de pele. Estes não são aconselhados pois podem ser absorvidos pela sua pele, podendo chegar rapidamente até ao seu bebé em desenvolvimento.

Ainda não se provaram ligações diretas entre problemas congênitos e estes químicos, mas vale prevenir do que remediar.

  • Depois do primeiro trimestre questione o seu médico se pode voltar a usar os seus cremes habituais. Em caso de dúvida opte por não fazê-lo.
  • Problemas de pele que podem surgir durante a gravidez:

Algumas vezes, durante a gravidez, logo no primeiro trimestre,  podem surgir alguns problemas de pele, incluindo a acne. Apesar do incômodo, por volta do segundo trimestre, ou logo depois de o bebê nascer, a acne desaparece.

  • Para prevenir e tratar a acne durante a gravidez siga os seguintes conselhos:

– Limpe sempre o rosto de manhã e à noite com um produto não gorduroso.

– Considere mudar o seu creme hidratante habitual, bem como a sua maquiagem para produtos oil-free.

– Para disfarçar as marcas da acne, utilize um corretivo. Certifique-se que é a cor certa, senão poderá cair no risco de usar algo que ressalte ainda mais as imperfeições em vez de as disfarçá-las O ideal é que aplique-se  por cima da base (caso use).

– Uma vez por semana faça uma máscara facial à base de argila ou aveia para ajudar a limpar e a desobstruir os poros da pele.

– Lave e desinfete frequentemente os pincéis e esponjas que usa para se maquiar e mude as fronhas dos travesseiros pelo menos uma vez por semana.

Não use tratamentos ou produtos anti-acne sem confirmar com o seu dermatologista ou médico o que pode fazer. Muitos produtos para a acne contêm ingredientes que não são seguros para usar durante a gravidez.

Evite usar produtos com Retinol A, Isotretinoína e Tetraciclina – o uso destes produtos não é aconselhado durante a gravidez.

Outros problemas de pele que surgem frequentemente com a gravidez são as manchas escuras na pele, chamadas de melasmas Mais de 50% das mulheres grávidas desenvolvem algum tipo de pigmentação escura à volta da boca, face ou testa, também chamada de hiperpigmentação.

  • Como evitar o melasma?

Independentemente da estação do ano ou da ocasião, deve sempre usar um protetor solar com FPS elevado. A exposição solar, mesmo num simples passeio pela rua, pode estimular a hiperpigmentação.

Os elevados níveis de estrogênio e de progesterona desencadeiam a produção de células responsáveis pela pigmentação de nome melanócitos. Estas células produzem melanina, que pode provocar o melasma em poucos minutos.

Por  isto, o protetor solar aplicado antes de sair de casa é essencial, e o seu reforço quando se expuser ao sol é fundamental. Prefira bloqueadores solares, de preferência com fórmulas que evitam o aparecimento de manchas.

  • Mudanças na pele do corpo:

Não esqueça também de cuidar do corpo.

Manter a pele hidratada é uma maneira a evitar a maior inimiga das grávidas, as estrias. Mais de 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez. Estas começam a surgir a partir do 2º trimestre de gestação.

Iniciam-se com uma inflamação que, algumas vezes, provoca coceira, tornando-se de cor avermelhada ou acastanhada. Surgem normalmente na zona do umbigo e podem expandir-se por toda a barriga. Poderão também surgir nos braços, mamas, quadris, coxas e nádegas.

No final da gravidez elas permanecem e, com o tempo tendem a ficar esbranquiçadas.

  • Evite perfumes com fragrâncias muito fortes: 

Os ftalatos são compostos químicos muitas vezes encontrados nas fragrâncias dos produtos de beleza, como: creme de corpo, perfume, água-de-colônia.

Estes tipos de produtos, com estas características, podem ser prejudiciais durante a gravidez, assim como também para o desenvolvimento do bebê. Por isso, todos os produtos de beleza que contenham aromas muito intensos devem ser evitados durante a gravidez – opte por produtos sem fragrâncias ou com aromas muito suaves.

  • Gravidez e manicure:

Prefira fazer as unhas em uma área ventilada e, se possível, use esmaltes, base e removedor com componentes químicos muito fortes, preferindo os esmaltes e bases “3-free”, assim como removedores de esmaltes sem acetona.

Seja o primeiro a amar

TAGS
RELATED POSTS
3 Comentários
  1. Responder

    Cinthya

    9 de agosto de 2013

    Clau, ótimo post! Antes eu não usava nada por medo, agora estou mais esclarecida e usando alguns produtos.
    Bjo

  2. Responder

    Cristiane

    24 de julho de 2013

    Olá Clau,
    parece que vc leu meus pensamentos. Estou a procura desse tipo de post desde que fiquei sabendo que estou grávida de quase quatro semanas.
    Tenho dúvidas demais com relação ao que posso ou não usar.
    Será que sabonete líquido pra tomar banho, sabonete íntimo ao invés de sabonete comum pode?
    Quais as outras opções de protetor solar que estão liberados? Dizem que só os protetores 100% físicos é que podem. Eu não conheço e tô igual barata tonta sem saber o que usar direito.
    Parei com tudo que estava usando até então.
    Shampoo, máscara pra cabelo, hidratantes corporais, MAQUIAGEM, será que pode?
    Ai Clau, fale mais sobre isso.
    Obrigada desde já.
    Abraço.
    Cristiane

    • Responder

      Clau

      26 de julho de 2013

      Cristiane,
      Quanto aos cabelos, restrições somente no caso de tintura e demais procedimentos quimicos. O resto, uso liberado.
      Cosméticos, no post explica bem os ácidos que devem ser evitados.
      BB Cream, nem pensar! Só o da MAC e Clarins que, na verdade, são “bálsamos”, sem propriedades clareadoras e antiidade.

      Quanto ao sabonete íntimo, seu/sua ginecologista é quem melhor pode lhe orientar nesse sentido.
      Dê preferencia a produtos neturos, à base de glicerina. Os granado e. ADCOS são boas opções nacionais. Dos importados, Clinique e Clarins são especialistas em linhas com poucas reações alérgicas.
      Independente de quaisquer recomendações, curta este momento especial e único!
      Bjs

Deixe seu comentário

CLAU MELO

 

 

Claudia Melo, 50 anos, maquiadora especialista em automaquiagem e beleza atemporal e produtora de conteúdo digital.
Acredito que beleza deve ser um ato de prazer, de autocuidado e que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades
e gêneros.
Meu objetivo é fazer com que as pessoas sintam-se confortáveis na pele que tenham.

Confira mais do meu conteúdo e trabalhos nas minhas redes sociais:
Facebook – Instagram – Twitter: @claumelobeauty

AQUI SEUS DADOS ESTÃO SEGUROS
SiteLock
Lojas Parceiras
plugins premium WordPress