Cleansing Oils: meus favoritos e os de vocês
Quem me acompanha faz tempo sabe que sou adepta dos Cleansing oils e do método Double Cleanse desde 2010, quando quase ninguém conhecia no Brasil.
Já testei vários e, na época, só existiam versões importadas.
Com a evolução do mercado de beleza no Brasil agora temos também versões nacionais.
Por isso, decidi fazer um post mais atualizado com meus atuais favoritos e os de quem me acompanha no Instagram:
Os favoritos de vocês:
Bioré:
Vocês escolheram pela facilidade de encontrar, bom custo-benefício e por não arder os olhos – já já trago verdades sobre esse ponto.
Onde encontrar mais barato => nesse link
Hada Labo (embalagem amarela na foto):
Vocês escolheram pela fragrância, por não causar acne* e por deixar a pele macia.
Sobre não causar acne: cleansing oil se usado corretamente, não causa acne, nem aumenta a oleosidade, pelo contrário.
Lembram em química que “semelhante dissolve semelhante?”. É exatamente isso que um Cleansing Oil faz, dissolve a oleosidade da pele por semelhança.
Se está dando acne, reavalie: você está emulsionando (aplicar água e massagear o produto antes de retirar) ou aplica o cleansing oil e não enxágua?
Antes de seguir para os meus favoritos, uma observação que pouca gente sabe: cleansing oil não foi feito para ser usado na área dos olhos!
Na área dos olhos, a maquiagem deve ser retirada com demaquilante bifásico, água micelar ou cleansing oil específico para esta região, como um da Sheglam:
Óleo Demaquilante para a área dos Olhos Sheglam – Shein
Compre aqui
Meus Cleansing Oils favoritos atualmente:
O da Banila é uma versão sólida e continua sendo meu favorito por ser super concentrado, render muito e ter opções para vários tipos de pele.
Tem resenha dele completa aqui.
Para comprar, o melhor preço é na parceira Ela Usa, onde vocês têm desconto de 10% usando meu cupom CLAUMELO10
O BM Skin é o óleo demaquilante nacional com a fórmula, efeito demaquilante e textura de produto mais próximos dos orientais, dos que já experimentei.
Além disso é um vidro enorme e dá para usar na área dos olhos sem embaçar ou arder.
Para comprar, clique aqui
O da linha Botik, de O Boticário também é bom e gentil com a pele e era meu favorito nacional antes de conhecer o da BM Skin. Também achei o sensorial e poder de limpeza próximo ao dos demaquilantes orientais.
É encontrado mais facilmente no site da marca – clique aqui para comprar.
Opções que usei e não gostei:
Dermalogica:
Peguei miniaturas dele antes de a marca vir para o Brasil em compra na Sephora americana por ser muito bem avaliado. Usei a versão em balm e não gostei do sensorial, que me lembrou o de vaselina, não emulsionou direito e deixou um resíduo oleoso na pele após enxaguar.
Aqui no Brasil só vende a versão liquida – clique aqui para conhecer.
Óleo de coco:
Primeiramente: óleo de coco não é óleo demaquilante nem skincare. Desse jeito mais comumente visto, foi feito para cozinhar. É a mesma coisa que passar óleo de cozinha para retirar maquiagem.
Existe sim óleo de coco manipulado para uso na face mas, esse que o pessoal mais costuma usar, como disse é a versão culinária.
E o que acontece se você aplica no rosto? Não emulsiona (por este motivo não é óleo demaquilante) e quando você enxagua fica aquela camada gordurosa sobre a pele. Mesma coisa que se tivesse aplicado banha no rosto.
Óleo de banho Nivea:
Não foi feito para ser usado na pele do rosto.
“Ah mas eu uso e funciona!” Sorte sua, porque, quando usei meus olhos irritaram e arderam tanto que não tinha nem condição de ficar com eles abertos.
Pra quem está chegando agora, como usar os óleos demaquilantes:
Eles são o primeiro passo da etapa de limpeza do rosto. Devem ser aplicados com o rosto seco, massageando.
Em seguida, molhe as mãos e massageie novamente o rosto. O óleo vai virar um líquido branco. Isso é o emulsionar. Enxágue com água em abundância.
A maioria dos cleansing oils requerem limpeza com sabonete em seguida, o que chamamos de dupla limpeza (double cleanse) e é um método de limpeza de pele profundo e mais gentil que exfoliação, trazendo resultados maravilhosos para a pele a longo prazo, especialmente as oleosas. A oleosidade e incidência de acne diminui e a pele recebe melhor os produtos seguintes. Não é a toa que quem faz double cleanse nunca mais abandona!
Mas atenção: mesmo que sua pele seja muito oleosa, o ideal é fazer a dupla limpeza apenas na rotina noturna. Fazer 2x ao dia pode ressecar a pele.
Fiz um vídeo onde mostro o processo de dupla limpeza:
E você, já é adepto dos óleos de limpeza? Qual o seu favorito?