A MAC faz parte da história desse site, desde o início. Basta digitar o nome da marca, que vocês verão várias notícias sobre coleções, lançamentos que mostrei ou estive presente.
Ano passado, pouco antes da pandemia, fui convidada por uma das filiais daqui de Brasília (Parkshopping, que desde sua abertura sempre foi uma super companheira do blog) para trabalhar por um mês, nos fins de semana, como maquiadora convidada, dando apoio aos serviços de maquiagem – aplicação de maquiagem em clientes, aulas curtas de automaquiagem.
Durante esse tempo, aprendi muitas coisas sobre como é fazer parte do time MAC:
1- A equipe não é composta de meros vendedores.
Todos são artistas e têm todo um curso de formação e treinamento em maquiagem durante o tempo que trabalham lá. Ao longo desse processo, eles vão se certificando em áreas estabelecidas pela empresa, que os dá possibilidades de exercer algumas funções e trabalhos internos.
2- Antes mesmo da pandemia, os protocolos de segurança de higienização de superfícies e produtos sempre fizeram parte das práticas da empresa.
Frequentemente, todos os produtos são higienizados com álcool 70, limpos.
O ideal sempre foi evitar que o cliente experimentasse o produto diretamente em si, para evitar o risco de contaminação. Por isso alguns artistas ficam próximos a você, para assegurar que você experimente tudo com o máximo de segurança possível.
Os glosses, máscara de cílios têm seu aplicador retirado, para que sejam usados os aplicadores descartáveis disponíveis na loja.
Antes de testar um batom, o ideal é pedir para um artista higienizá-lo para você.
Depois da pandemia, todos os produtos líquidos e cremosos têm uma porção retirada por quem te atende e essa quantidade é depositada sobre uma superfície metálica ou de vidro.
Esta superfície é higienizada com álcool 70 imediatamente após o atendimento. Todos os pincéis cedidos para teste de produtos também são limpos após cada uso.
Periodicamente, todos os produtos são verificados e limpos, mesmo que não tenham sido usados.
3- Não é só glamour.
Não digo nem pensando como um estabelecimento comercial.
Mas trabalhar na MAC não é apenas se maquiar, maquiar outras pessoas, usar produtos de desejo e fazer a bonita.
Cada funcionário tem uma série de atribuições, metas a cumprir, responsabilidades internas. Fora o desgaste físico de ficar de pé todo um turno de trabalho. Não é para os fracos.
Apesar de tudo, foi um mês enriquecedor e de muito crescimento para mim, como maquiadora.
Aprendi outras formas de aplicar produtos, de manuseá-los, como exercitar minha criatividade.
Vendo hoje, só penso na saudade de atender as pessoas frente a frente, sem máscara de proteção e distanciamento.
Mas isso tudo vai passar.
Agradeço mais uma vez à MAC Parkshopping pela experiência incrível.
O que vocês gostariam de saber sobre a marca e os produtos?