Dicas

Dicas que aprendemos em cursos de maquiagem profissional

Por em 30 de outubro de 2017

 

Imagem: Reprodução

Já tem um tempo vi no Pinterest um link para um post muito interessante do site Total Beauty e achei legal dividir com vocês. Nele, mostram-se algumas dicas que aprendemos em cursos de maquiagem profissional que são realmente úteis.

Elas são:

  • Gaste dinheiro apenas com os pincéis essenciais. São eles:

1- Pincel para base. Sugiro o da foto (língua de gato) ou o Duo Fiber (acho mais versátil)

2- Pincel para corretivo. Se for para usar em você mesma, acho até dispensável – com exceção do P80 da Sigma, que adoro. Mas, para maquiar outra pessoa recomendo o P80 ao invés do tradicional “língua de gato” menor.

P80, Sigma

Imagem: Reprodução

3- Pincel fofo para pó

4- Pincel para blush

5- Pincel arredondado para aplicar e esfumar sombra.

6- Pincel achatado para olhos (dispensável, na minha opinião)

7- Pincel chanfrado para delinear

8 – Pincel para lábios

 

  •  Misturar primer à base cremosa a torna mais maleável, com acabamento mais natural e mais duradouro.

 

  • Nunca cubra demais seus “defeitos naturais”.

Normalmente, somos nossas maiores críticas. Não perdoamos aquela espinha, as marcas que algumas delas deixaram, as sardas, manchas. Mas, no dia-a-dia esses nossos defeitinhos fazem parte de nós. Camufle, mas não mascare, para não ficar muito artificial.

“Desaparecimento total” de imperfeições só em eventos mais elaborados.

 

  • Descubra o seu formato de rosto e use os efeitos de luz e sombra nos locais adequados.

Baseie-se no princípio que devemos escurecer áreas que queremos disfarçar e iluminar áreas que pretendemos evidenciar.

Rosto redondo: Aplique pó bronzeador um ou dois tons acima do seu tom de pele, fazendo um “3” ao longo do seu rosto. Nas têmporas, crie uma cavidade abaixo das bochechas e abaixo do queixo, usando um pó mais escuro.

Testa proeminente: Use um pó pronzeador junto à raiz dos cabelos até um dedo abaixo dessa área, para minimizar o defeito.

Para afinar o nariz: sombra marrom bem espalhada ao lado da ponte do nariz e nas laterais (“gordinho”, onde ficam as narinas). Complemente com pó ou base no seu tom natural para misturar e disfarçar o efeito da sombra.

Se a idade já começa mostrar seus efeitos e suas bochechas estão começando a ficar “mais baixas”: aplique iluminador logo acima do osso das maçãs e um pó bronzeador “cavando” logo abaixo delas.

Para ressaltar o contorno construído: Iluminador bem cintilante logo acima da área que você escureceu, criando um contraste de luz e sombra.

 

  • Pequenos truques que transformam o olhar:
    1. Bronzer ou sombra um pouco mais escura que o tom das suas pálpebras, dão definição ao côncavo, aprofundam o olhar e camuflam “pálpebras gordinhas”;
    2.  Se você tem olhos mais juntos, aplique delineador apenas metade para fora das pálpebras, criando assim um efeito mais alongado ao formato dos olhos;
    3. Se suas pálpebras são caídas, iluminar abaixo das sobrancelhas, mesmo que seja com um corretivo um pouco mais claro ou sombra matte é fundamental para “levantar o olhar”;
    4. Para que tem olhos pequenos (mais fechadinhos), o truque do lápis bege na linha d’água inferior é infalível, porque abre o olhar. Ao delinear opte por fazê-lo apenas na parte externa, rente aos cílios superiores e/ou inferiores.
    5. Aplicar lápis preto junto à linha d’água superior (na parte interna abaixo dos cílios superiores) é um truque que define o olhar sem deixar tão pesado quanto o delineado externo, além de criar o efeito de cílios mais cheios.

 

  • Tons que ressaltam mais a cor dos nossos olhos:

 

Já quem tem olhos castanhos escuros/pretos – qualquer tom de sombra cai bem. Porém, sempre ficarão mais realçados com tons de azul e roxo.

     

  • A maneira correta (e sem erro) de se fazer delineado é tracejando aos poucos ao invés de tentar fazer um único traço. Especialmente quando as pálpebras não são mais tão jovens, tentar fazer um único traço de uma vez cria falhas. O exemplo abaixo ilustra bem a técnica de tracejado:

Comece fazendo pequenos tracinhos (step 1) e depois una-os (step 2)

 

  • Para o delineado gatinho, a melhor dica é a que a maquiadora da equipe da Bobbi Brown dá neste vídeo – começando o “gatinho” na junção da linha d’água superior e inferior:

 

Deu errado? Um cotonete com Fix+ (ou glicerina + água destilada, como mostrei nesse post) é excelente para corrigir erros no delineado.
 

  • Para criar o efeito de lábios mais grossos, comece aplicando base ou corretivo em toda a área dos lábios, inclusive a externa. Isso neutralizará o tom dos lábios te dará a noção exata dos contornos labiais. Depois, siga este esquema abaixo para aplicar o lápis de contorno ou batom (usando um pincel para lábios):

Contour = onde aplicar o lápis de contorno labial ou batom (com uso de pincel)

Highlight = onde aplica-se a cor levemente mais clara que a do contorno, para dar a impressão de lábios mais cheios. O efeito deve ser tom-sobre-tom, nada de contrastes.

Conceal = onde aplica-se o corretivo, depois da aplicação do contorno e batom. Esse acabamento deixa a área mais limpa e traz mais realce para os lábios

Aplicar um iluminador no arco do cupido (área em V no topo do lábio superior) também aumenta o volume dos lábios superiores.

Imagem: Huda Beauty

 

  • Corrija as sobrancelhas desenhando pequenos pelinhos intervalados, no sentido do crescimento, ao invés de cobri-la por inteiro com lápis ou sombra. Isso cria um efeito mais natural e harmônico. O tom deve ser levemente mais acentuado do meio para a parte externa das sobrancelhas e mais claro na parte interna. Não exagere demais na curvatura do arco da sobrancelha, nem no iluminado desta área para não ficar com “cara de má”.

 

 

  • O melhor método para camuflar olheiras é o “V invertido”, como mostra a foto abaixo (lado esquerdo:

 

Após distribuir o corretivo desta maneira, use um pincel ou esponja mini para espalhar a cor de forma mais natural. Finalize com um pó fino caso a fórmula do corretivo seja mais hidratante e você não tenha muitas linhas de expressão.

 

Como sempre digo às minhas alunas no curso de automaquiagem: “Maquiagem é treino e saber reconhecer suas características faciais. Assim, com pequenas técnicas, podemos disfarçar aquilo que queremos camuflar e ressaltar nossos pontos fortes.”

Seja o primeiro a amar

TAGS
RELATED POSTS

Deixe seu comentário

CLAU MELO

 

 

Claudia Melo, 50 anos, maquiadora especialista em automaquiagem e beleza atemporal e produtora de conteúdo digital.
Acredito que beleza deve ser um ato de prazer, de autocuidado e que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades
e gêneros.
Meu objetivo é fazer com que as pessoas sintam-se confortáveis na pele que tenham.

Confira mais do meu conteúdo e trabalhos nas minhas redes sociais:
Facebook – Instagram – Twitter: @claumelobeauty

AQUI SEUS DADOS ESTÃO SEGUROS
SiteLock
Lojas Parceiras
plugins premium WordPress