Saiba tudo sobre o método “double shampooing”!
Quem mora em locais muito quente, tem cabelo fino ou raiz oleosa costuma ver seus cabelos “desabarem” no dia seguinte à lavagem (ou até mesmo horas depois!).
Há alguns anos, quando ainda fazia progressiva e afins e tinha o couro cabeludo bem mais propenso à oleosidade que hoje (ainda tenho, mas mais controlável) um cabeleireiro me deu uma dica que uso até hoje: usar shampoo transparente, para cabelos oleosos ou do tipo “detox”, apenas na raiz dos cabelos, na primeira lavagem, antes do shampoo de uso específico.
Em inglês, essa técnica chama-se “double shampooing“.
E serve inclusive para quem tem cabelos crespos ou faz muito uso de produtos modeladores, porque limpa bem o couro cabeludo, abrindo as cutículas e permitindo a maior penetração dos produtos de tratamento.
Não tem mistério: na primeira lavagem, aplique o shampoo transparente de sua preferência apenas na raiz. Enxague e depois use o produto específico para o seu tipo de cabelos.
Comigo funciona muito bem, tanto que sou adepta da prática há uns 9 anos.
Meus produtos favoritos para essa primeira lavagem são:
Tresemmé Detox Capilar:
Limpa bem, mas pode ser forte demais para quem não tem a raiz oleosa.
Nuxe Réve de Miel:
Meu favorito atualmente! Limpa, mas mantém a hidratação dos fios. O único problema é o preço (em torno de R$ 90, 300 ml).
Fico sempre de olho nas promoções da Sephora, Época, The Beauty Box, para comprá-lo mais barato. Normalmente só é encontrado em e-commerces.
Tem resenha dele aqui.
Shampoo Detox, Acquaflora:
Esse deixo para usar uma vez por mês, porque limpa bastante.
Tem esferas de vitamina E, que evitam o ressecamento excessivo, porém, acho que tem uma limpeza bem profunda para ser usado a cada lavagem.
Color Me Happy, Herbal Essences:
Outro da categoria “limpa sem ressecar”.
Pantene Brilho Extremo:
Conheci esse shampoo em 2009, em uma viagem aos EUA – lá ele chamava-se Ice Shine.
Amo tanto que já trouxe mais de 1 litro dele em uma viagem que fiz à Argentina (antes de ser lançado aqui). Faz tempo que não uso, mas continua morando no meu ?.
Tea tree, Paul Mitchell:
Outro do tipo “limpa bem”, ótimo para couro cabeludo oleoso. Minha versão preferida é a “Lemon Sage”, feita com tomilho limão.
Herbal Essences Naked:
Ainda não usei, mas conheço várias pessoas que usam e elogiam.
Não importa a marca e o produto, o que mais adoro nessa “técnica” é o efeito de couro cabeludo fresquinho.