Posts

Motivos que tornam o óleo de coco um dos maiores aliados da beleza

By on 18 de agosto de 2015

oleo de coco

Imagem: Reprodução

 

Muito fala-se dos benefícios do uso do óleo de coco no preparo de alimentos e como coadjuvante de dietas. Porém, os benefícios deste óleo também estendem-se ao uso externo, como auxiliar de beleza.

A seguir, listo alguns motivos para que você tenha o óleo de coco também entre seus produtos de beleza:

 

1- Pode ser um ótimo hidratante corporal e facial:

Se aplicado logo após o banho, deixará sua pele macia e viçosa. Reduz a aparência de cicatrizes e estrias.

Caso você ache o óleo muito denso, misture com outro tipo de óleo (amêndoas, semente de uva) e obtenha múltiplos benefícios.

Também é eficaz no tratamento facial, diminuindo o excesso de oleosidade e desobstruindo os poros. Uma pequena quantidade (do tamanho de uma ervilha) é o suficiente: aplique na área dos olhos e até mesmo como protetor labial.

Mais um uso: nas áreas ressecadas, como: cotovelo, joelhos e calcanhares, antes de dormir.

 

2- Excelente enxaguante bucal:

O bochecho com óleo de coco é muito eficaz no combate às bactérias, processos inflamatórios e na eliminação das toxinas da boca.

O processo, chamado de “oil pulling” consiste no bochecho de 1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco, de 10 a 20 minutos, preferencialmente em jejum (ou entre as refeições). Após este tempo, elimine o óleo do bochecho no vaso sanitário ou lixeira (pois está cheio de toxinas) e escove os dentes como habitual.

Tenho feito oil pulling há alguns meses e notei diferença na saúde bucal, hálito e até no clareamento dos dentes.

Para otimizar o efeito, adicione ao óleo de coco gotas de óleo essencial de menta, cravo, eucalipto ou alecrim.

Quem quiser maiores detalhes sobre o oil pulling, leia estes dois textos (em Inglês): Texto 1, Texto 2

 

3- No tratamento dos cabelos:

Os benefícios do óleo de coco no tratamento dos cabelos já são amplamente conhecidos, especialmente por quem tem cabelos crespos.

Pode ser usado antes ou após a lavagem dos fios, estejam eles danificados ou saudáveis. Desta maneira, evita a perda de proteína dos fios, mantendo-os com aparência saudável por mais tempo.

Para quem tem receio do resíduo oleoso deixado pelo óleo, o ideal é usá-lo pré-lavagem: 1/2 colher de sopa (ou mais, dependendo da textura e comprimento dos seus fios). Aplicar mecha por mecha, da raiz às pontas. Deixar agir de 10 a 15 minutos. Enxaguar bastante e lavar como de costume.

Para baixar o frizz dos cabelos, aplique um pouquinho nas palmas das mãos e passe no comprimento e pontas. Também pode ser usado desta forma para definir cachos.

 

4- Antes ou após a depilação:

Facilita para quem faz depilação com lâmina. Aplicando na pele úmida, antes de depilar, faz com que a lâmina deslize melhor, protegendo a pele e ajudando a evitar cortes.

Após a depilação, para acalmar a pele.

 

5- Eficaz no tratamento de fungos nas unhas: 

Os efeitos antifúngicos do óleo de coco, combinada à sua textura oleosa, facilitam sua penetração na membrana infectada, levando à desintegração das células afetadas pela micose.

Aplique na unha afetada, basta uma camada fina. Se mais de uma unha estiver contaminada, lave as mãos antes da aplicação em cada uma. Repita duas a três vezes ao dia e persista no uso para um resultado eficaz.

 

6- Na remoção de maquiagem:

Excelente para a remoção de máscara de cílios. Aplique no rosto todo (ou na área dos olhos), massagem a região, enxágue e depois proceda com a sua lavagem habitual.

[Vou testar, já que sou adepta à retirada de maquiagem com óleo demaquilante. Especialmente na época seca do ano, deve ajudar muito a manter a hidratação da pele]

 

7- Na hidratação das mãos e cutículas:

Nos países estrangeiros é muito comum não cortar a cutícula. Por isso, a hidratação das cutículas é um hábito bastante comum. Basta aplicar um pouquinho na região (mãos e pés) e massagear, antes de dormir.

Além dos benefícios hidratantes, ajuda na prevenção do aparecimento de fungos nas unhas (vide item 5, acima).

 

8- Para assaduras e queimaduras:

Seu efeito reparador e bactericida também pode ser benéfico em assaduras e queimaduras e pode ser potencializado adicionando óleo de melaleuca (tea tree), amplamente conhecido pelas suas propriedades anti-sépticas e antimicrobianas.

Aplique como se fosse uma pomada, na área afetada.

 

Para estas aplicações, o ideal é usar o óleo de coco orgânico, que, aqui no Brasil, pode ser encontrado inclusive  em supermercados.

O meu vidro já fica no banheiro, para o bochecho diário. Agora, irei testá-lo de outras formas, especialmente na remoção de maquiagem e hidratação da pele.

 

 

Seja o primeiro a amar

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

CLAU MELO

 

 

Claudia Melo, 50 anos, maquiadora especialista em automaquiagem e beleza atemporal e produtora de conteúdo digital.
Acredito que beleza deve ser um ato de prazer, de autocuidado e que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades
e gêneros.
Meu objetivo é fazer com que as pessoas sintam-se confortáveis na pele que tenham.

Confira mais do meu conteúdo e trabalhos nas minhas redes sociais:
Facebook – Instagram – Twitter: @claumelobeauty

AQUI SEUS DADOS ESTÃO SEGUROS
SiteLock
Lojas Parceiras
plugins premium WordPress