Posts

Não existe “jeitinho” para salvar maquiagem estragada

Por em 30 de junho de 2010

 

Imagem: Getty Images

 

Segunda vi uma dica no site da Julia Petit – que eu adoro – de algo que muita gente faz, mas não é correto: pingar gotinhas de soro fisiológico ou colírio quando a máscara de cílios fica “dura” (seca).

Como mala sem alça que sou, tratei de deixar lá meu comentário:

Me desculpem, mas vários oftalmologistas condenam esta prática de “amolecer” a máscara de cílios com colírio ou soro.
Se a máscara endureceu é porque não está mais adequada para o uso e deve ser descartada.
Dá raiva porque às vezes pagamos caro por uma máscara que “endurece” rápido – exemplos comuns YSL, Helena Rubinstein – mas infelizmente prefiro descartar do que ter algum problema mais sério nos olhos.

Bjs

Não vou negar a vocês que nunca tentei fazer isso, mas confesso que não achei o resultado final satisfatório.

Depois do ano passado, quando passei meses entre vários oftalmologistas tentando descobrir por que as lentes de contato que usava há anos se recusavam a ficar nos meus olhos depois de algumas (poucas) horas, ouvi vários conselhos da minha oftalmo sobre o que usar/como usar/o que evitar.

Um dos primeiros conselhos que ela me deu foi: “Se a máscara de cílios ficou seca, jogue fora”. Nada de jeitinho ou soro para amolecer. O mesmo vale para delineadores e lápis que ficam “duros” – nada de “amolecer” o lápis no fogo.

A explicação é simples: se endureceu é porque suas propriedades iniciais. E não vai ser o soro fisiológico que irá “resgatá-las” – sabe se lá se ele está presente na fórmula?!

No caso de lápis aquecidos em frente a uma chama, ainda existe os resíduos que se formam com a combustão e podem ser tóxicos.

A melhor dica para que a máscara não resseque tão facilmente é não “bombear” o aplicador para pegar mais produto.

Gravei este vídeo explicando a melhor maneira de se aproveitar a embalagem da sua máscara para que ela demore mais a ressecar:

 

Outra coisa que disse por alto: teoricamente, as máscaras de cílios só deveriam ser usadas por 6 meses depois de abertas.

Mas se não percebo nenhuma alteração na textura, continuo usando. Até porque tenho muitas máscaras em uso e nem todas uso diariamente, quer dizer, não fico abrindo e fechando a embalagem constantemente, o que deteriora o produto com mais facilidade.

Se usar a máscara e perceber que o olho coçou, ficou vermelho ou deu qualquer outro tipo de reação alérgica, descarto.

Uso lentes de contato e sofro de blefarite, então, não posso dar bobeira.

 

A mesma coisa vale para bases e produtos líquidos. Continuo usando depois da validade, mas se notar qualquer alteração da pele, descontinuo o uso.

Independente de validade ou não, se notar qualquer alteração na textura, cor ou cheiro, descarto imediatamente o produto.

O que a gente que ama maquiagem tem que fazer é se policiar para ter menos produtos, especialmente os líquidos e em creme. Assim a dor no coração em descartar um produto que pereceu com muita quantidade na embalagem é menor e não precisaremos  inventar “jeitinho” para recuperar o que perdeu sua consistência original.

 

O mais curioso foi observar os comentários das leitoras no post do Petiscos e ver que a maioria (95%) nem considerou o meu comentário e o de outras que explicaram o porquê de não se dar o jeitinho “de amolecer”. Continuaram a dar dicas e mais dicas e apoiar a prática das gotinhas de soro.

“Tudo bem ter úlcera de córnea, desde que seu rímel Lancome tenha vida após a morte” (#not)

Saúde vem antes da vaidade.

 

 

Seja o primeiro a amar

TAGS
RELATED POSTS
23 Comentários
  1. Responder

    Joana

    10 de junho de 2012

    Olá! Falas que sofres de blefarite e recentemente foi-me diagnosticado o mesmo! Nunca tinha ouvido falar desta inflamação, mas no último mês sofri de uma queda excessiva de pestanas (todos os dias caiam em média mais de 5 cílios) e resolvi ir ao dermatologista! Ainda não sei ao certo a causa da inflamação, mas julgo ter sido o uso de um produto fora do prazo na zona ocular. Gostaria de saber se alguma vez tiveste queda de cílios e se estes voltam a crescer? Obrigada! 😉

    • Responder

      Clau Melo

      10 de junho de 2012

      Felizmente, nunca tive queda de cílios. Provavelmente porque sempre tive o hábito de usar shampoo de bebê para retirar a maquiagem dos olhos e porque sigo à risca as recomendações da minha oftalmo.
      Acredito que os cílios voltam a crescer em caso de crise aguda. Mas o mais indicado é procurar um oftalmologista, que irá indicar a medicação certa para o seu problema.

  2. Responder

    Lele

    28 de abril de 2011

    Mto bom seu post!!! Eu tenho uma quantidade absurda de tudo, mas de rímel não! Tenho só uns 2 para uso diário e 2 com efeito mais dramático para usar a noite! E acho mais que suficiente!

    • Responder

      Clau

      28 de abril de 2011

      Lele, eu dei jeito de ficar "apenas" com três máscaras – uma para noite, a False Lashes e a Colossal Magnum para o dia a dia.
      No fim de semana passado, dei uma geral nas máscaras. Joguei um monte de máscaras fora e guardei aquelas escovas de efeito mais diferente, tipo a da Eyeko, a Telescopic de bolinha.
      Como tanto a Colossal quanto a False Lashes tem a massa boa e bem pretinha, do jeito que eu gosto. Então é só ir adaptando os efeitos das escovinhas usando a "pasta" destas duas.
      Estou com a Precious Cells da Lancome me tentando, mas acho que irei pegar uma versão dessa mini no ebay, só para sossegar a alma…rs

      Bjs

  3. Responder

    Gabi Guerra

    13 de julho de 2010

    Eu também tenho blefarite! E um monte de gente deve ter e nem saber disso!

    Adiei em um ano minha cirurgia de miopia por causa dela! Era terrível! Até hoje uso demaquilante prórpio p/ a área dos olhos e depois limpo as pálpebras com produtos também apropriados (Cilclar ou Blefagel), recomendados pelo meu oftalmo. O melhor é que eles tiram até o mais insistente pontinho de maquiagem à prova d'água e previnem a piora da blefarite.

    Execelente post Clau e necessário também!

    Bjão!

  4. Responder

    Mi

    6 de julho de 2010

    Em relação às máscaras, nunca uso por mais de seis meses. Jogo fora sem dó depois desse prazo.

    Mas vou ser sincera… O resto, jogo fora só se mudar a cor, textura ou cheiro…

  5. Responder

    Marcela Flores

    6 de julho de 2010

    Clau,

    essa foi uma das melhores matérias que vc escreve até agora… as vezes a gente fica empolgada com esse lance de make e passa por cima de reginhas básicas…com os olhos não se brinca!!

  6. Responder

    Julia

    5 de julho de 2010

    meu Deeeeus! você tem o mesmo problema que eu: BLEFARITE!

    aiiii que coisinha mais chata e enjoada que foi aparecer bem no meu olhinho 🙁

    cheguei no seu blog passeando por outros blogs e li esse post aleatoriamente e não acreditei quando li que você tem o mesmo que eu !

    caramba, esse troço é muito chato… o meu oftalmo falou que vai ter épocas que ela some, mas desde que eu descobri que tinha (há uns 3 meses) eu to dependente da pomada, se eu paro de passar um dia minha palpebra inflama :S

    e tudo isso foi por conta de alguma maquiagem que eu passei (que até hoje eu não sei qual foi!)

    então é sempre bom seguir certinho a data de validade e não arrumar "jeitinhos" pra recuperar algum produto, porque se ele mudou de características é porque não está bom!

    evitem pegar essa coisinha chata que eu infelizmente carregarei pro resto da vida (pausa pras lágrimas) hahaha

  7. Responder

    Luh Lena

    2 de julho de 2010

    Ótima dica essa de enroscar a máscara de volta! Dá um pouco mais de trabalho mas vale à pena!!!

    Guardando os produtos à sombra e ao abrigo de luz e calor também ajuda a durar por mais tempo.

    O problema mesmo é esse arzinho seco de Brasília…

  8. Responder

    Myla

    1 de julho de 2010

    Eu tb jogo tudo fora que vence, sou toda alérgica, vai saber, e máscara só tenho uma justamente pra não ficar perdendo várias e tb pq quase não uso ahahaha

    Lembro dessa dica de não bombear a máscara para não entrar ar, acho que foi o Duda Molinos que ensinou1

    Beijoss

  9. Responder

    Esther

    30 de junho de 2010

    Ainda bem que li o comentário da Vanessa Lima, se não eu já ia pensar que sou um alien, porque eu também só uso duas máscaras pra cílios de cada vez (tudo bem que nem sou mascaramaniaca nem nada), uma mais dramática e a prova d'água e uma normal. Aí nunca tive uma máscara que secou (nem imagino como fique um rímel seco), só as que acabaram mesmo…

    Concordo plenamente com o que você diz, Clau, que o produto tem que ter conservado as características originais, mas a verdade é que mania tem pra tudo. Outro dia estava lendo sobre uma menina que gasta zilhões (hipérbole minha, lógico) com produtinhos, mas que não tem carro: questão de prioridade, prefere a vaidade (apesar de achar bizarro eu respeito o direito dela), é o mesmo com a saúde, tem gente que prefere usar uma sombra com 5 anos do que se preocupar com a própria saúde…

    Gosto não se discute MESMO!

    Beijos e amei demais esse post! (destaque especial para a última frase "pouco" sarcástica!!!)

  10. Responder

    Lu

    30 de junho de 2010

    Concordo 100% com vc, Clau.

    Esses são os casos onde o barato sai caro.

  11. Responder

    Denise Mercedes Lope

    30 de junho de 2010

    Ótima dica.

    Tb já usei Bepantol, mas concordo que o melhor é jogar FORA!

    BJs

  12. Responder

    Nanda

    30 de junho de 2010

    Isso é pão duragem!!!!!!! Isso sim!

    Joga fora e compra outro!

  13. Responder

    30 de junho de 2010

    Excelente post, vou até indicar no Merece um Click do blog, pois isso que vc escreveu é fundamental.Eu particularmente não vejo bem umas práticas e soluções caseiras. Algumas receitas para fazer gloss, primer, primer para olhos (?). Acho quetem muita coisa rolando por aí na internet que está mais para causar riscos para sapude que economizar, pq sim, vc vai gastar com médico, remédios, além do desconforto gerado pelo problema.

    bjs

    • Responder

      Clau

      30 de junho de 2010

      Má,
      Eu já indiquei aqui a receita do mixing medium caseiro, que funciona, desde que você respeite o tempo máximo de conservação do produto.
      Na época que fiz o post até disse que usei o meu por bastante tempo, mas depois da bronca da oftalmo ano passado, nunca mais.
      Até porque os "ingredientes" usados na mistura são todos baratos, então não custa nada fazer só um pouquinho e depois do tempo, descartar.

      Sou contra essas coisas de usar blush no olho, batom pra esconder olheiras. Acho que se o produto foi feito para usar na boca, não pode ser usado em outro local.
      No máximo, uma sombra muito forte como blush.
      Os pigmentos misturados a gloss devem seguir uma observação de acordo com o que a MAC divulga dentro da embalagem de cada pigmento. Alguns deles não são nem considerados "eye safe" (recomendáveis para a área dos olhos).

      Com saúde não se brinca!

  14. Responder

    Tania

    30 de junho de 2010

    Falou e disse, Clau!!!

    Também fiquei muito assustada com a dica no Petiscos! Com os olhops não se brinca, concordo plenamente!

    =*

    Tania

  15. Responder

    Manu Bottino

    30 de junho de 2010

    Otimas dicas Clau!! eu tb sempre descarto qq tipo de maquiagem se percebo alterações tanto na textura qto no cheiro!

    bj

  16. Responder

    Giovana

    30 de junho de 2010

    Parabéns pelo post, Clau! Concordo plenamente contigo… saúde em primeiro lugar, sempre!

    Bjos

  17. Responder

    vanessa

    30 de junho de 2010

    Eu comprei uma máscara e com pouquissimo tempo ela secou, mas tava tudo direitinho dentro do prazo de validade aí nessas minhas andanças nos blogs vi a dica de colocar bepantol liquido (umas gotinhas ) e deu supercerto. Mas , realmente após o prazo eu descarto mesmo.

    bjos

  18. Responder

    Grace

    30 de junho de 2010

    Muito bom o post. Também não concordo com esses jeitinhos para arrumar make vencida, principalmente naquelas que vão nos olhos.

    Não é a toa que tem prazo de validade e formas ideais de conservação. Dá dó jogar fora, mas pelo menos sua saúde tá em segurança. A Paola do Truques de maquiagem fez um post falando de como higienizar sua maquiagem usando lenços esterelizadores e alcool em gel 70%, vale a pena ler.

    bjs!!!!!

  19. Responder

    viviane tassi brabos

    30 de junho de 2010

    Muito bom Clau, adorei o post, as explicações e concordo plenamente com vc, essa coisa de jeitinho pra tudo, as vezes acaba nos prejudicando e a emenda sai pior que o soneto. Já vi pessoas com alergia por motivos assim.

    Então acho muito bom ficarmos alerta.

    Bjo

  20. Responder

    Vanessa Lima

    30 de junho de 2010

    Eu tomo muito cuidado com as máscaras e lápis. Lápis tenho apontado toda vez que uso, ele não fica tão seco e não perdi nenhum até agora. Máscara nunca chegou a secar, deixo no máximo duas em uso… acho tão complicado esse lance de make para os olhos. Gente, que perigo isso!

Deixe seu comentário

CLAU MELO

 

 

Claudia Melo, 50 anos, maquiadora especialista em automaquiagem e beleza atemporal e produtora de conteúdo digital.
Acredito que beleza deve ser um ato de prazer, de autocuidado e que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades
e gêneros.
Meu objetivo é fazer com que as pessoas sintam-se confortáveis na pele que tenham.

Confira mais do meu conteúdo e trabalhos nas minhas redes sociais:
Facebook – Instagram – Twitter: @claumelobeauty

AQUI SEUS DADOS ESTÃO SEGUROS
SiteLock
Lojas Parceiras
plugins premium WordPress