Saúde

O que a acne pode sinalizar sobre o funcionamento do seu corpo

Por em 30 de agosto de 2012

Já contei aqui que estou adorando o Pinterestrede social onde as pessoas postam e “repostam” fotos sobre assuntos diversos.

Essa semana apareceu esse “pin“, vindo de um Tumblr, que achei bem interessante reproduzir no blog.

 

O que a acne pode significar sobre o seu corpo?

Dependendo do lugar do rosto onde ela apareça, pode significar mais que apenas uma reação da pele a determinados fatores, mas além, sinais de que alguma parte do organismo precisa de um atenção maior.

 

 

Na foto acima, elas estão representadas pelos números de 1 a 14:

1 e 2 –  Sistema Digestivo — Podem amenizar-se cuidando da alimentação. Diminua a ingestão de junk food e comida processad, reduza a proporção de gordura nos alimentos que tem comido, aumente a ingestão de água e opte por alimentos mais refrescantes, como pepino, abacaxi, melão…

3 – Fígado — Diminua o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e laticínios.

Esta é a parte do rosto onde as alergias alimentares aparecem primeiro, então, caso algum sinal apareça, observe os alimentos que tem consumido.

Também colaboram para um melhor funcionamento do fígado 30 minutos diários de atividade leve e sono adequado. Assim, você dá um descanso maior ao seu fígado.

4 e 5 – Rins — Tudo que aparece na área dos olhos (incluindo olheiras) aponta para a desidratação do corpo. Aumente o consumo de água.

6 – Coração — Dê uma checada na pressão arterial e nos níveis de vitamina B. Diminua o consumo de comidas temperadas/picantes, diminua o consumo de carne vermelha e dê prioridade às atividades ao ar livre.

Além disso, tente aumentar o consumo de alimentos com o “colesterol bom”, como os ricos em Ômega 3 e 6, encontrados em nozes, abacate, alguns tipos de peixes e semente de linhaça.

Esta área também costuma ter bastante poros dilatados, portanto, confira as condições e data de validade dos cosméticos que tem usado e se estes são não-comedogênicos.

7 e 8 – Rins —  Mais uma vez: aumente a ingestão de água. E diminua o consumo de bebidas gasosas, café e álcool, já que estes a longo prazo, podem causar desidratação.

Áreas 9 e 10 – Sistema Respiratório — Você fuma? Tem alegrias respiratórias? Esta é a parte do rosto onde estes problemas se mostram mais facilmente.

Se nenhum dos fatores acima ocorre com você, evite que a temperatura do seu organismo suba mais que o ideal, optando por alimentos mais frescos, diminuindo o consumo de açúcar e dando prioridade às atividades ao ar livre.

Mantenha a acidez do organismo mais baixa evitando alimentos como carnes vermelhas, álcool, cafeína e açúcar e adicionando ao seu consumo de folhas verdes.

Outros detalhes que passam despercebidos muitas vezes: o visor do celular tende a acumular oleosidade e as fronhas do seu travesseiro, algumas vezes, também podem ser os responsáveis pela incidência de acne nesta região.

11 e 12 – Hormônios — Esta é a área que mostra claramente alterações de stress e hormonais. Como às vezes estas situações costumam ser inevitáveis, você pode diminuir os efeitos aumentando a qualidade do seu sono, a ingestão de água, o consumo de folhas e vegetais e mantendo sua pele sempre bem limpa.

Um outro detalhe interessante: espinhas e cravos nesta região podem indicar o seu período fértil  – e, dependendo do lado que apareçam, por qual trompa a ovulação ocorreu.

 13 – Estômago — Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, diminua o consumo de alimentos que podem ter efeito tóxico sobre o organismo e beba chás de ervas (camomila, boldo, hortelã), que auxiliam na digestão.

14 – Doenças generalizadas –  Espinhas podem ser sinais de que seu corpo está tentando combater bactérias e evitar doenças.

Dê um descanso a ele, pratique atividades físicas que lhe proporcionem prazer, descanse mais, beba bastante água e pense que, no fim, tudo dará certo.

Então, da próxima vez que uma espinha ou olheira aparecer, dê uma olhadinha nesse “mapa”. Seus órgãos internos podem estar sinalizando algo através da sua pele.

E lembre-se sempre que todos os problemas de saúde que apareçam devem ter acompanhamento médico, que irá prescrever o tratamento adequado.

Este guia é apenas um indicativo. Não quer dizer que sempre que uma espinha surja no entre as suas sobrancelhas que você estará com problemas no fígado…

Seja o primeiro a amar

TAGS
RELATED POSTS
2 Comentários
  1. Responder

    Camila Hirata Luiz

    16 de agosto de 2013

    Uau! É verdade mesmo! Estou no meu periodo fértil. A trompa direita doeu e estou com uma senhora espinha no queixo, do lado direito!

  2. Responder

    FunnyMakeup

    30 de agosto de 2012

    Clau, eu nunca tinha pensado nisso, mas quando me deu bronquite, fiquei com mais espinhas no alto das bochechas que o normal, deve ter realmente uma ligação! O dermatologista disse que as minhas são uma mistura de problemas hormonais (que podem ou não ser melhorados com o uso de anticoncepcionais), stress (que eu não tenho cuidado nem um pouco ultimamente) e má alimentação (tenho comido muito pouco e bebido todo o café da terra), ou seja, uma linda vida estressante ahahahahaha. Amei esse post e favoritei!

    Beijão!!!

Deixe seu comentário

CLAU MELO

 

 

Claudia Melo, 50 anos, maquiadora especialista em automaquiagem e beleza atemporal e produtora de conteúdo digital.
Acredito que beleza deve ser um ato de prazer, de autocuidado e que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades
e gêneros.
Meu objetivo é fazer com que as pessoas sintam-se confortáveis na pele que tenham.

Confira mais do meu conteúdo e trabalhos nas minhas redes sociais:
Facebook – Instagram – Twitter: @claumelobeauty

AQUI SEUS DADOS ESTÃO SEGUROS
SiteLock
Lojas Parceiras
plugins premium WordPress