Os 5 tipos de batons que toda mulher deveria ter
Imagem: Reprodução
O batom é o primeiro produto que toda mulher tem contato na vida. Desde menininhas, a maioria de nós tem seu primeiro momento com a maquiagem colorindo os lábios.
Hoje em dia, as possibilidades, texturas e cores são tantas que, quem está começando ou mesmo querendo variar, acaba ficando perdida.
Na minha visão, estes são os cinco tipos de batom que acho que toda mulher deveria ter:
Cor de boca:
O tom vai variar do seu gosto pessoal e tom de pele. A foto acima exemplifica bem isto.
Pessoalmente, não gosto daqueles cor de boca “morto”. Gosto de um pouquinho de cor, puxando para o rosado, com um toque de caramelo ou pêssego.
Sugestões: Siren e Mirella (Tracta, coleção Pausa para Feminices); Hue, Hug Me e Kinda Sexy (MAC), Natural Beauty, Chic e Rosé Mate (Contém 1g); Brigitte (NARS); Color Sensational Tô Bege (203) e Xeque Matte (205, Maybelline); Rosibela e Malvina (Quem Disse, Berenice?).
Vermelho:
Assim como os nudes/cor de boca, o vermelho também vai variar de acordo com seu gosto e tom de pele. Algumas mulheres gostam mais de vermelhos abertos, outras mais fechado, quase vinho.
Digo que o batom vermelho perfeito você encontra, experimentando vários até o dia que se olhar no espelho com um e dizer “estou muito linda com esse batom“. Aí você encontrou o seu vermelho ideal.
Sugestões: Russian Red, Ruby Woo e Viva Glam I (MAC); um dos vários tons de vermelho da Quem Disse, Berenice?; Red Carpet, Fandango e Delírio Mate (Contém 1g); Vermelho Real (O Boticário); Cruella e Dragon Girl (NARS); Color Lip Last 19 e 20 e True Red (Sephora Collection); Color Sensational Vou de Vermelho (307, Maybelline).
Rosa:
Acho que batom rosa é algo “ame ou odeie”. Tem mulher que não vive sem, outras não conseguem usar de jeito nenhum. Minha dica para este último grupo: comece por um rosa aceso ou fúcsia.
Para quem gosta dos tons mais claros, cuidado: Os de fundo muito lilás ficam melhores nas pessoas mais claras e de pele rosada. Vá por mim, nem se for moda fica bom em quem não tem esses tons de pele.
Sugestões:
Rosa clarinho: Pink Nouveau, Crosswires e Syrup (MAC); Color Sensational Mais Um Drink? (400)e Inveja Rosa (102, Maybelline); Dream e Chic Mate (Contém 1g).
Rosa mais intenso: Candy Yum Yum, Girl About Town, Flat Out Fabulous e Viva Glam Miley (MAC); Fucsia, Pink e Diva Pink Mate (Contém 1g); Rosa Orquídea e Violetando (Quem Disse, Berenice?); Color Sensational Feitiche (402, Maybelline); Shocking Pink (NYX); Schiap e Carthage (NARS); Color Lip Last 12 e 13 e Love Test (Sephora Collection).
De longa duração:
Tem dias (ou ocasiões) na vida que não dá para ficar retocando batom a toda hora.
Para estes momentos é que vale ter um batom de longa duração, que vai manter-se o maior tempo possível no lugar, sem a preocupação de se “o batom está vencido”.
Sugestões: linhas Color Lip Last, Rouge Infusion e Outrageous Rouge (Sephora Collection – os melhores, na minha opinião); Aqua Rouge Waterproof (Make Up For Ever); Super Stay Color 24 h (Maybelline); linha Pro Longwear (MAC).
Matte/Opaco:
Um batom opaco (matte), especialmente em tons como o vermelho ou rosa intenso, dão um refinamento imediato à maquiagem.
Só precisam de um cuidado: que os lábios estejam muito bem hidratados, sem peles soltas ou indício de ressecamento antes da aplicação. Para isso, aplique um hidratante labial quando começar a fazer a maquiagem. Antes de aplicar o batom, veja se ainda existem resíduos de peles solta sobre os lábios. Neste caso, passe uma escova de dentes seca sobre os lábios, reaplique o protetor labial e retire o excesso com um lenço de papel antes de aplicar o batom.
A MAC e a NYX têm ótimos primers labiais para serem usados antes deste tipo (ou qualquer outro) de batom. Eles têm ingredientes que preparam e alisam os lábios, além de fazerem o batom durar mais tempo.
Sugestões: Velvetines (Lime Crime); Soft Lip Matte (NYX); Velvet Pencil (NARS); Líquido Mate (Quem Disse, Berenice?); Liquid Matte (Dose of Colors, à venda nos EUA); Batom Líquido Mate (Dailus Pro); batons de acabamento Retro Matte (MAC).
Na minha opinião, juntamente com a máscara de cílios, o batom é o item que mais traz feminilidade. E, sem dúvida, é o mais democrático. Não existe uma mulher que não tenha pelo menos um batom dentre suas coisas. Não importa a classe social, idade, etnia…
E para quem acha que batom vermelho não é para todo mundo, finalizo o post com a imagem da fofíssima e icônica Iris Apfel (que, inclusive, teve uma coleção assinada para a MAC) e, aos 93 anos, continua não vivendo sem seu batonzão vermelho:
Iris Apfel
Quero ser as-sim na idade dela!
Junior
O Matte/Opaco é maravilhoso, vou comprar um para minha futura namorada..hahaha :p