O que fazer para ter uma pele linda depois dos trinta
[the_ad_group id=”130″]
Todo mundo quer uma pele bonita na idade mais madura e, de preferência, precisando recorrer pouco a procedimentos estéticos.
Pois pode ser mais fácil que pensamos, desde que comecemos a tomar alguns cuidados com a pele o quanto antes – de preferência, a partir dos 25 anos:
1- Filtro Solar todos os dias, chova ou faça sol
Moramos em um país tropical, com muita luminosidade e sol na maior parte do ano. Só isso já faz com que o uso do filtro solar seja obrigatório.
Mas o uso contínuo de um bom filtro também interfere na qualidade da pele e até na maquiagem, como contei no primeiro vídeo da #beautydepoisdostrinta. Já está comprovado que quem usa filtro solar sempre não só está prevenindo o câncer de pele e os efeitos dos raios UV, manchas e linhas finas.
2- Lenços removedores de maquiagem, só em emergências ou em caso de preguiça suprema!
Lencinhos são uma facilidade maravilhosa. Mas eles não removem completamente a maquiagem, apenas a camada superficial.
Para uma limpeza apropriada, o ideal é demaquilante seguido de água e sabonete apropriado para o seu tipo de pele.
Os lencinhos podem até ser usados “para tirar o grosso”, mas não dispensam a limpeza mais profunda depois.
3- Não esprema espinhas e cravos
É quase irresistível. Mas, ao espremer uma espinha, não só abrimos uma porta para bactérias entrarem na pele – o que pode causar uma infecção bacteriana séria – como os resíduos da espinha espremida podem migrar e contaminar outras áreas sãs da pele.
Uma boa solução é o óleo de melaleuca (tea tree oil), que pode ser manipulado, assim como secativos à base de ácido salicílico, que ajudam muito.
O uso frequente de máscaras à base de argila também retardam o aparecimento das espinhas, diminuindo seus episódios.
4- Invista em um serum com retinol
Aplicado à noite, estimula a renovação celular e vai deixando a textura pele mais lisa e viçosa.
Deve ser sempre seguido do hidratante apropriado para o seu tipo de pele, já que, por ser um ácido, o retinol pode causar pontos de ressecamento.
5- Boa alimentação traz beleza de dentro para fora:
Outro clichê, mas que vai mostrando sua realidade especialmente depois dos 30, quando o metabolismo começa a ficar mais lento.
E não é só por um visual magro. Uma alimentação rica em gorduras e açúcares traz consequências também para a pele, que fica sem vida, com mais propensão à oleosidade e espinhas.
Dizem que a Rainha Elizabeth, que tem uma pele muito boa para seus 90 anos, pouco usa cremes, muito menos faz procedimentos estéticos. O segredo da pele dela está na alimentação, quase sempre orgânica.
6- O termo “sono de beleza” não é à toa
Noites mal dormidas aumentam os níveis de cortisol, que não apenas causam inchaço, como inflamações e até aumento de peso.
Era notívaga até alguns anos atrás e digo que criar o hábito de dormir mais cedo foi uma das melhores coisas que pude fazer pela minha saúde, inclusive da pele.
7- Esfolie a pele regularmente
Esfoliar a pele regularmente (pelo menos uma vez por semana), elimina as células mortas e renova a pele. Sem contar que a penetração dos produtos de tratamento torna-se melhor com a esfoliação frequente.
8- Não esqueça das mãos, pescoço e colo
São três partes que mais esquecemos de cuidar e que mais entregam a real idade de uma pessoa, porque são as mais difíceis de possíveis procedimentos estéticos radicais.
Portanto, estenda seus cuidados também a estas partes. Basta, “descer” a aplicação do tratamento do rosto. Leva um tempinho para lembrar, mas depois que a gente acostuma, vira um hábito automático.
E não esqueça do filtro solar também nas mãos!
9- Invista em um bom creme para a área dos olhos
A pele dessa área é a mais fina e sensível do rosto e deveria ser a primeira a ser pensada no tratamento preventivo. Mas muita gente só se lembra de cuidar da área dos olhos quando tem olheiras e bolsas.
A boa hidratação dessa área também influencia no resultado final do corretivo, viu?
Aproveito e relembro as dicas das meninas do The Beauty Department, mostrando o local correto de se aplicar o creme para a área dos olhos.
Não existe pele bonita sem cuidado, que deve ser também de dentro para fora. Quanto mais cedo se começa, mais tarde os efeitos da idade irão mostrar-se.