Umectação capilar com óleo vegetal: você precisa experimentar!
No último vídeo de Mais Usados comentei que havia começado a fazer o cronograma capilar (ainda farei um post sobre ele). Em um dos sites que visitei, recomenda-se fazer a etapa da nutrição através de uma umectação capilar com óleo vegetal – óleo de coco, de argan, azeite de oliva. É importante que o óleo seja 100% puros, sem misturas de silicones e afins.
O procedimento é simples: aplicar o óleo mecha por mecha dos cabelos, preferencialmente a 1 cm distância da raiz. Deixar por um tempo mínimo de 2 horas. Para quem tem cabelos longos, recomendo prender os cabelos durante o tempo de espera.
Depois, lavar os cabelos e aplicar seu condicionador ou máscara de sua preferência.
Costumo aplicar o óleo, pentear os cabelos para trás (como se estivessem molhados) e fazer outras coisas enquanto o óleo age.
Óleos que já usei:
O Pinga, da Lola, foi o primeiro que decidi usar para testar, pois já tinha em casa e porque a fórmula deixava bem claro que seus componentes (óleos de patauá e moringa), promoviam a nutrição.
Gostei, mas não tanto quanto o seguinte…
O óleo de coco foi minha segunda tentativa. Sempre li maravilhas sobre este a umectação com este óleo, mas ficava com medo que pesasse nos fios.
Não só não pesa, como os cabelos ficam lindos, mais do que com muita máscara de hidratação rica que tem por aí.
Só um detalhe: o óleo de coco deve ser o de uso culinário (não serve o de farmácia), de preferência, extra-virgem e orgânico.
Terceira tentativa: misturei em partes iguais óleo de coco e MoroccanOil na versão light.
Não sei se foi a mistura ou o tempo que deixei o produto agindo no cabelo, mas foi o resultado que mais gostei. Os cabelos ficaram ainda mais macios e brilhantes, com menos frizz, além de ter deixado um cheiro maravilhoso.
Ainda farei com o tempo de pausa habitual (duas horas) para ver se a diferença foi na mistura ou no tempo de ação.
Também quero testar com o Oil Reflections (Wella), que possui infusão de óleos de abacate, macadâmia e vitamina E e, pela as orientações do fabricante, também pode ser usado para este tipo de tratamento de nutrição.
Não importa o óleo que você escolher – coco, oliva, argan, etc. Recomendo experimentar este tipo de tratamento para os cabelos.
O resultado é maravilhoso, podem acreditar!