Update da vida de corredora e minha playlist de corrida
Imagem: Getty Images
Matéria originalmente postada em 20/09/2010
Quando fiz o post sobre corrida (e depois dele) recebi emails e comentários via twitter pedindo que eu mostrasse a minha playlist com as músicas que ouço enquanto corro.
Aproveito o embalo para fazer um update sobre minha vida de corredora iniciante. O legal de correr – e acho que disse isso na outra matéria – é que se você perseverar e mantiver os treinos vê um desenvolvimento rápido.
Eu, que quase morria no primeiro minuto, já corro intervalos de 5 minutos de corrida para apenas um de caminhada. Preciso desse minuto de desaceleração, até para manter meus batimentos na frequência desejada (no máximo 80%).
O objetivo de 5 minutos correndo direto era para ser alcançado em dezembro. Consegui cumpri-lo dois meses antes, graças à uma alteração no treino.
Já estava correndo em uma velocidade boa, por 35 a 40 minutos. Os resultados estavam ótimos, mas conversando com meu marido – que corre há muito tempo – e um professor resolvemos fazer uma experiência de tentar correr na zona de batimentos para queima calórica (fat burn).
Não deu muito certo, até porque é MUITO DIFÍCIL se manter nos 75% da frequência cardíaca máxima. Estava ficando com raiva de correr e frustrada. Decidi desencanar, diminuir a velocidade e correr a 80%, que consigo manter tranquilo. Só monitoro os batimentos para não subirem demais – mais de 85% você queima gordura e massa muscular.
Para calcular a frequência cardíaca, faça a conta 220 menos a sua idade. É a sua frequência máxima. Para a zona de objetivo, calcule a porcentagem em cima desse valor.
Para queima calórica: 75%
Para cardio: 80% a 85%
Segundo meu professor, ainda se obtém uma queima calórica ficando nos 80%, desde que se respire corretamente
* Se algum professor de Educação Física tiver alguma correção/consideração a fazer, use o espaço dos comentários.
Então, estou correndo em uma velocidade quase de trote, mas feliz e contente no meu “passo de velhinha”. Tenho percebido que termino o treino “mais inteira”. Tento correr de 3 a 4 vezes na semana para ver se consigo um resultado mais rápido (comecei esse programa há um mês).
“Fechei a boca” durante a semana. Só como doce nos fins de semana. Muita fruta, pão integral, granola e iogurte. Não fiz isso pelo peso, mas pela minha pele. que parecia estar pedindo uma melhora alimentar.
Não adianta nada fazer limpeza de pele e continuar colocando para dentro os excessos que ajudam com que a pele fique ruim.
Agora mostro a vocês as coadjuvantes do meu programa, que me motivam e me dão energia a mais, especialmente nos dias de preguiça – as músicas da minha playlist:
[Vocês vão perceber que sou bem apegada aos anos 80/90]
– The Next Episode (Dr Dre, featuring Snoopy Dogg)
– Bad Romance (Lady Gaga)
– Love Game (Lady Gaga)
– Vogue (Madonna, Sticky & Sweet Tour Studio Versions*) – “Power track”
* Na última turnê foram lançadas várias versões “modernizadas” de algumas músicas da Madonna. São essas que uso para a corrida.
Power track = aquela música que “dá um gás” maior. Funciona especialmente nos dias de preguiça e baixo rendimento. É bom sempre ter umas 2 ou 3 músicas que te deixam mais animada, justamente para isso.
– Into the Groove (Madonna, Sticky & Sweet Tour Studio Versions*)
– Hung Up (Madonna, Sticky & Sweet Tour Studio Versions*) – “Power track”
– Give To Me (Nelly Furtado & Justin Timberlake)
– Promiscuous Girl (Nelly Furtado & Justin Timberlake)
– Gold Digger (Elenco de Glee)
– Push It (Elenco de Glee)
– 4 Minutes (Elenco de Glee)
– Heartbeat/Borderline (Madonna, Sticky & Sweet Tour Studio Versions*)
A versão de Borderline é outra “Power Track”.
– Like a Prayer (Madonna, Sticky & Sweet Tour Studio Versions*)
– Gonna Make You Sweat (C&C Music Factory)
– Groove is in the Heart (Dee Lite)
– Sexybitch (Akon)
– Stereo Love (Edward Maya, featuring Alicia)
– Here I Come (Fergie)
– Celebration – Benny Benassi Remix (Madonna)
– Tik Tok (Ke$ha)
– California Girls (Katy Perry, featuring Snoopy Dogg)
– The Dogs Days are Over (Florence & The Machine)
– Trouble (Pink)
– Vertigo (U2)
– Elevation (U2)
– City of Blinding Lights (U2)
– Have a Nice Day (Bon Jovi)
– Meet Me Halfway (Black Eyed Peas)
– That’s not my Name (The Tin Tings)
– Sweet Dreams – versão remix (Eurythmics)
Músicas para desacelerar:
– Use Somebody (Kings of Leon)
– The Only Exception (Paramore)
Tinha muito mais músicas, mas me enjoaram – Alejandro, por exemplo.
A lista é grande para os 40 minutos, mas eu gosto de variar para não enjoar. Tem dia q começo do meio, que uso o aleatório. Depende do ânimo.
As músicas mais “mudernas” são colaboração da Renata, que é minha “atualizadora musical”. Sem ela, estaria ainda presa ainda aos anos 90…
Vocês também podem me dar sugestões de músicas. Só não gosto de nada eletrônico [velha de 90 anos]
Alina
Bom, o post é antigo, mas vou comentar mesmo assim! u.u
Eu tenho mais de 20GB de músicas no meu pc, então sempre tenho dificuldade de encontrar músicas pra me exercitar! Mas as que me dão gás mesmo são os rocks. Anos 80 e 90 tipo Bon Jovi, Aerosmith, Guns N'Roses. OUço as mais animadas e, como tem a pegada bem forte parece que dá uma adrenalina a mais. Tbm gosto dos pops e essas músicas atuais… então vario bastante.
=*
SILVIA FIGUEIREDO
Achei umas playlists legais, já montadinhas, só pra fazer download no 4shared… Vale a pena dar uma olhada e baixar… Isso já diminuiu um monte o meu trabalho de pesquisar as músicas, e baixá-las para o notebook… São playlists de DJs profissionais! Coloquei no meu drive do 4shared, pra ir baixando aos poucos… Vale a pena!
exemplo: http://www.4shared.com/account/dir/hL9za3eW/_onli…
BIA
na minha playlist nao pode faltar essa:
IRENE CARA : WHAT A FEELING
Mali
Eu fiz uma playlist de Vancouver… ahahaha
Dynamite – Taio Cruz
I like it – Enrique Iglesias
Billionaire – Travie McCoy
Hey soul Sister – Train
Tem mais.. mas acho que essas são as que me dão mais prazer em ouvir!!!
Bjs linda!
Cacau
Eu faço o treino de corrida a 75%, ou seja, tenho q manter os batimentos a 140bpm e realmente é bem dificil. No início eu deixava a esteira na velocidade 7.0 e conseguia manter os batimentos alternando com trotinhos, corrida leve e caminhada rápida (será q me fiz entender?), mas agora varia mtoooo pq no 7.0 meus batimentos sobem bastante e qdo desacelero eles caem mtooo…. a prof disse q qdo os batimentos caem mto rápido épq estamos com bom condicionamento e aí vai ficando mesmo mais dificil manter os batimentos, mas q é assim mesmo: corre, anda, trota e por aí vai.
E tb tenho visto bons resultados, melhores e mais rápidos do q qdo me matava nas aulas aerobicas!
Bjss
Lu
Adorei o post, musa!
E obrigada pela playlist. Dessas músicas já tenho várias aqui no laptop (afinal, nosso gosto musical é bem parecido, né?).
Então já tenho as músicas, o tênis, a roupa, a musa…só falta a vergonha na cara pra eu começar a me mexer! hahaha
Clau
Lu, vamos lá!
patricia rossi
Que bom ler esse post, eu que estou começando a vida de correr, e um pouco desestimulada,o post funciona como estimulo maravilhoso, parábens.
Clau
Eu sempre me surpreendo com o feedback de vocês nos meus posts sobre corrida. É uma coisa tão minha, não acho que muita gente vá ter paciência de ler…rs
E saibam que este retorno que vocês me dão me motiva a não desistir para "não fazer feio" para as minhas leitoras.
Camy
Clau, amei seu post! Eu tenho gostado cada vez mais de ler sobre outros assuntos interessantes nos blogs que eu curto, como o seu. eu tb estou na academia o que inclui um treino de corrida e vc acabou de me dar ótimas idéias pra minha playlist! Já tenho algumas que vc citou, e aqui vão mais algumas sugestões:
– David Guetta ft. Fergie – Gettin' over you (batida ótima, só mto pique)
– OMG – Usher ft. Will.I.Am
– Proud Mary – Glee cast
– Carry Out – Justin Timberlake ft. Timbaland
– Swoon – Chemical Brothers
– Green Light – John Legend
– Katy Perry – Tenage Dream
– Bootylicious – Glee cast
– Foo Fighters – Generator
De cabeça agora só lembro destas, espero tert colaborado. Bjs!
Clau
Obrigada pelas sugestões, Camy!