Posts

Um leve detox das rotinas de beleza e uma breve reflexão sobre o que é ser vaidosa…

Por em 18 de novembro de 2017

Tudo começou com um exercício de coaching em uma reunião do trabalho. Num primeiro momento, foi pedido para que colegas me descrevessem em uma palavra. Duas disseram, com toda a certeza: vaidosa.

Em seguida, nos foi proposto dois desafios: mudar algo na aparência e na rotina (na qual você deveria fazer algo oposto) por uma semana. Em um ambiente com mulheres, grande parte optou por ir mais maquiada para o primeiro desafio.

Qual foi minha opção? O contrário. 

Mas não foi para chocar nem para provar a quem me chamou de vaidosa que não é bem assim. Na verdade, foi para resolver os dois desafios propostos em uma ação só. Ao “diminuir o tom” na minha arrumação pessoal do dia a dia, também alterei a minha rotina.

Explico: minha rotina normal é acordar, duas a três vezes por semana acordar mais cedo para tomar banho e lavar a cabeça – hábito que adquiri esse ano, depois do novo corte de cabelo – tomar café, me maquiar e ir para o trabalho.

Minha maquiagem de trabalho não é nada de festa, com camadas e técnicas, porém é mais elaborada que a da maioria das mulheres que convivo.

Nos dias do desafio, deixei para lavar os cabelos à noite e usei o que considero o mínimo de maquiagem: uma camada leve de base e corretivo, sombra da cor da pálpebra (para quem não tem o olho apurado, achou que estava sem nada), delineador quase imperceptível, máscara de cílios e um balm labial com cor.

Nos cabelos: lavei e sequei (só porque era à noite). No dia seguinte, não modelei os cabelos, franja, nada de produtos. Do jeito que estava eu ia. No máximo um rabo caso o cabelo tivesse muito desordenado.

 

 

O resultado?

Na rotina, de 15 a 20 minutos a mais de sono.

Na aparência, poucas pessoas perceberam e a maior parte daquele grupo do trabalho que estava na reunião só se deu conta quando eu contei qual foi a mudança que fiz.

 

Como me senti?

Menos estranha do que pensava que me sentiria. Abracei uma aura relax nesses dias. Não encarei o desafio como uma obrigação.

Não incomodou, nem me deixou desconfortável de nenhuma forma, porque se isso tivesse acontecido, não teria seguido adiante.

 

A conclusões cheguei?

Primeiro, que às vezes a gente estabelece rotinas maiores que o necessário.

Veja bem, a minha rotina de beleza não é algo que me impus. Não me maquio para mascarar algo em mim nem para ninguém . Faço porque me dá prazer, porque gosto da sensação de ver uma versão melhorada de mim mesma todos os dias. E porque esse é um momento que é muito de conexão comigo. Adoro mexer com as cores, texturas, efeitos, cheiros que tenho contato nesse momento que considero muito íntimo.

Mas percebi que às vezes está tudo bem diminuir o tom. Que eu posso estar me achando abatida, um pouco sem cor, sem brilho, “ai meu Deus, essa raiz branca aparecendo!“, mas que nem sempre todo mundo nota. Que meu cabelo super esquisito a meu ver está normal para as outras pessoas.

E que tudo bem abrir mão da sombra bem aplicada para dormir mais uns minutinhos quando se está cansada.

 

E que o conceito de vaidade é relativo.

Para quem está de fora, minha rotina diária pode ser quase o mesmo que o “se arrumar para sair” de outras pessoas.

Para mim, é algo quase orgânico e de higiene, como escovar os dentes, tomar banho. E tão prazeroso quanto um prato de brigadeiro de panela. Um tempo tão íntimo, tão meu, que me aproxima de mim mesma nessa correria de todos os dias que vai começar a ocorrer logo depois desses minutos que dedico a “me embelezar”.

Olhando para trás, acho que adquiri do meu avô esse ritual quase sagrado de me arrumar. Ele estava sempre impecavelmente arrumado e cheiroso, mesmo num calor de 40 graus do Rio de Janeiro. Por 10 anos, diariamente, o via arrumando-se com todo o cuidado. Acho que “pegou mesmo” em mim, porque quando me arrumo vejo muito daquilo quase orgânico que meu avô fazia todos os dias.

Ser vaidosa para mim é algo ligado a prazer e intimidade comigo mesma.

 

E para você, é algo imposto pelos padrões de beleza ou prazer pessoal?

TAGS
RELATED POSTS
1 Comentário
  1. Responder

    Laura

    24 de novembro de 2017

    No meu caso a maquiagem foi a salvação para a combinação melasma + olheiras. As manchas na pele me incomodam bastante e me sinto mais confortável com uma camada de base.
    Ah! E rímel sempre!

    Bjus.

Deixe seu comentário

CLAU MELO

Carioca, apaixonada por Brasília, maquiagens, cosméticos, seriados, música e tudo o que faz a gente mais bonita por dentro e por fora.

Instagram
  • Vocês viram que a @granadopharmacias lançou uma linha bebê (mas que serve para todos os tipos de pele também), toda voltada para peles sensíveis?

Conheci há alguns dias e no blog dou uma prévia dos produtos, que já estão à venda.
Para saber mais detalhes, acesse: 🔀  claumelo.com
ou

http://bit.ly/2BuEe1Q (link diteto para o post)

#granadopharmacias #granadobebe #pelessensiveis #pele #cuidadoscomapele #bebe
  • No vídeo dessa semana mostro como costumo salvar minhas maquiagens que quebraram, estão secas, que produtos uso para isso e todo o passo a passo de como recuperá-las.

Confere lá no canal: 🎦 youtube.com/claumeloblog

ou

http://bit.ly/recuperandomake (link direto para o vídeo)  Ou assista também pelo site: claumelo.com 
#recuperandomake #recuperandomaquiagem #maquiagemquebrada #youtuber #youtubersbsb #sosmakeup #duralineinglot
  • Essa semana dou outra dica de aromatizador de ambientes delicioso, que é o Sicilia da @souqlovers.
.

Como o nome já sugere, o cheiro remete ao de limão siciliano (outro cheirinho que amo), mas sem aquele cheiro que lembra desengordurante de cozinha. .

Maravilhoso para usar em dias quentes ou quando a gente cozinha algum prato que deixa cheiro forte pela casa.

O ruim é que normalmente você só conhece esse aromatizador se compra algo na loja, porque ele fica praticamente escondido perto do caixa. 🤷🏻‍♀️
.

Está à venda nas lojas da SouQ, que estão espalhadas em vários shoppings do RJ, MG, SP, CE, PR e RS. A @souqlovers tem outras coisas de decoração, moda e acessórios lindos!! #souqlovers #home #casa #aromatizadordeambiente #souqsicilia
  • As unhas da semana de carnaval foram postiças (novamente!). Dessa vez não foi nem por praticidade, mas porque quis experimentar um novo formato para as minhas unhas, que são naturalmente quadradas. Como não posso deixá-las muito compridas porque trabalho com crianças pequenas, aproveitei o recesso de carnaval para experimentar o estilo.
Amei tanto que já penso seriamente em colocar fibra de vidro para deixar as unhas nesse formato.
Usei as unhas postiças ovais da @bellizcompany, que vêm sem esmalte e apliquei uma misturinha que a @unhabonita fez em 2016, que é 1 camada de Chiffon da Vult, + 1 camada de Fiquei Rosa da Impala + cobertura fosca. O resultado é esse da foto, que fica lindo! Várias pessoas sempre perguntam qual é. Já fiz outra vez e amei também.
Arraste para ver os esmaltes no detalhe, as unhas após aplicadas e como ficam lindas até sem esmaltação!

#unhasdasemana #unhaspostiças #unhasbelliz #bellizcompany #esmaltesvult #esmaltesimpala #combinandoesmaltes #unhabonita
  • No post de hoje do blog dou sugestões de shampoos e produtos para modelar os cabelos dos homens.
Passa lá e me contem o que vocês ou os @ de vocês usam! 🔀 claumelo.com
ou
http://bit.ly/cabeloshomens (link direto para o post)

#cabelos #cabelomasculino #shampoosparahomens #homens #cabelos #modeladoresdecabelos #produtosparacabelos #belezamasculina
  • Comecei o fim de semana falando de cílios (assunto que AMO!), então vou terminar falando deles, até porque Carnaval e cílios têm tudo a ver...
Já fiz extensões de cílios, fio a fio, quando elas começaram a aparecer no Brasil (em 2013).
Não fiz novamente porque descobri que o lubrificante ocular, que é indispensável para mim, ajuda a amolecer a cola e faz a vida útil das extensões ser bem mais curta.
Como já passou mais tempo e as matérias-primas sempre evoluem, fico tentada a fazer novamente (a @rosa.aragao.7374, que cuida das minhas sobrancelhas atualmente, sempre me incentiva a fazer!), mas fico com receio de investir e o dinheiro ir por água abaixo (novamente). Se fizesse, acho que optaria pelo que chamam de "volume russo", mais cheio.

Vocês já fizeram? O que acharam? Quanto tempo durou em vocês?
Para quem quiser conhecer como foi minha experiência, confira o post que fiz na época:
. 🔀  http://bit.ly/ciliosclau (Se não conseguir, jogue no Google: clau melo + extensão cílios, que aparece o post) .
.
#ciliosposticos #cilios #extensaodecilios #ciliosfioafio #volumerusso #dicadeblogueira
  • Fiquei tão empolgada para mostrar a técnica fácil para colar os cílios postiços que ontem acabei esquecendo de mostrar para vocês qual a cola que prefiro.
As melhores são as DUO, inclusive mais toleráveis para quem usa lentes e/ou tem olhos sensíveis.
A DUO tradicional, embalagem de tubinho, me dá alergia (minha pálpebra coça, fica vermelha e incha na área da aplicação). Depois descobri essa versão com pincel, que além de ser fácil de aplicar (foto 2), não tem látex e dá menos risco de alergia. E realmente, não sinto nenhum incômodo quando aplico os cílios usando essa versão.

Ela é relativamente fácil de encontrar e o preço fica entre R$ 40 e 55 aqui no Brasil. Lá fora custa bem mais barato, em torno de 8 dólares. Aqui você encontra na @maccosmeticsbrasil e em lojas online (é só dar um Google).
O nome correto dessa cola que uso é a DUO BRUSH ON STRIPLASH ADHESIVE e tem dela transparente e preta. 
Gosto da transparente porque quando você aplica o líquido fica num tom levemente furtacor que, fica transparente quando começa a secar (o que é ótimo para saber a hora ideal de colar os cílios 😉) Espero que gostem de mais essa dica para a turma que ama os postiços!

#ciliosposticos #cilios #ardelllashes #ardellaccent #dicadeblogueira #dicadeyoutuber
  • Eu tenho uma falha como "makeup lover" e maquiadora: não sei aplicar cílios postiços. 
Ou, melhor dizendo, não sabia.

Já faz alguns dias que toda vez que entro no YouTube dou de cara com um vídeo da @carolmanprim como sugestão, onde ela mostra o "jeito mais fácil do mundo de colar cílios" . Até que ontem resolvi assistir, achei o método promissor e hoje, como ia me vestir carnavalescamente decidi testar. 
E não é que FUNCIONA MESMO? 😱 
Resumidamente, o método consiste em aplicar a cola na pálpebra, rente à linha dos cílios (no lugar onde aplicamos delineador) - foto 2 - ao invés de aplicar a cola nos cílios postiços.

Para ver melhor o passo a passo, segue o link do vídeo da Carol:
🎦  bit.ly/ciliosfacil

Já me animei e já estou à caça de mais cílios para comprar! Meus favoritos são aqueles que são "metade" dos cílios regulares, ficam do meio para ponta, os Accent da @ardellbeauty (foto 3). Testem e depois me contem! 
Quem já usa o método, me conta a sua experiência!

#ciliosposticos #cilios #ardelllashes #ardellaccent #dicadeblogueira #dicadeyoutber




FANPAGE