Posts

Um leve detox das rotinas de beleza e uma breve reflexão sobre o que é ser vaidosa…

Por em 18 de novembro de 2017

Tudo começou com um exercício de coaching em uma reunião do trabalho. Num primeiro momento, foi pedido para que colegas me descrevessem em uma palavra. Duas disseram, com toda a certeza: vaidosa.

Em seguida, nos foi proposto dois desafios: mudar algo na aparência e na rotina (na qual você deveria fazer algo oposto) por uma semana. Em um ambiente com mulheres, grande parte optou por ir mais maquiada para o primeiro desafio.

Qual foi minha opção? O contrário. 

Mas não foi para chocar nem para provar a quem me chamou de vaidosa que não é bem assim. Na verdade, foi para resolver os dois desafios propostos em uma ação só. Ao “diminuir o tom” na minha arrumação pessoal do dia a dia, também alterei a minha rotina.

Explico: minha rotina normal é acordar, duas a três vezes por semana acordar mais cedo para tomar banho e lavar a cabeça – hábito que adquiri esse ano, depois do novo corte de cabelo – tomar café, me maquiar e ir para o trabalho.

Minha maquiagem de trabalho não é nada de festa, com camadas e técnicas, porém é mais elaborada que a da maioria das mulheres que convivo.

Nos dias do desafio, deixei para lavar os cabelos à noite e usei o que considero o mínimo de maquiagem: uma camada leve de base e corretivo, sombra da cor da pálpebra (para quem não tem o olho apurado, achou que estava sem nada), delineador quase imperceptível, máscara de cílios e um balm labial com cor.

Nos cabelos: lavei e sequei (só porque era à noite). No dia seguinte, não modelei os cabelos, franja, nada de produtos. Do jeito que estava eu ia. No máximo um rabo caso o cabelo tivesse muito desordenado.

 

 

O resultado?

Na rotina, de 15 a 20 minutos a mais de sono.

Na aparência, poucas pessoas perceberam e a maior parte daquele grupo do trabalho que estava na reunião só se deu conta quando eu contei qual foi a mudança que fiz.

 

Como me senti?

Menos estranha do que pensava que me sentiria. Abracei uma aura relax nesses dias. Não encarei o desafio como uma obrigação.

Não incomodou, nem me deixou desconfortável de nenhuma forma, porque se isso tivesse acontecido, não teria seguido adiante.

 

A conclusões cheguei?

Primeiro, que às vezes a gente estabelece rotinas maiores que o necessário.

Veja bem, a minha rotina de beleza não é algo que me impus. Não me maquio para mascarar algo em mim nem para ninguém . Faço porque me dá prazer, porque gosto da sensação de ver uma versão melhorada de mim mesma todos os dias. E porque esse é um momento que é muito de conexão comigo. Adoro mexer com as cores, texturas, efeitos, cheiros que tenho contato nesse momento que considero muito íntimo.

Mas percebi que às vezes está tudo bem diminuir o tom. Que eu posso estar me achando abatida, um pouco sem cor, sem brilho, “ai meu Deus, essa raiz branca aparecendo!“, mas que nem sempre todo mundo nota. Que meu cabelo super esquisito a meu ver está normal para as outras pessoas.

E que tudo bem abrir mão da sombra bem aplicada para dormir mais uns minutinhos quando se está cansada.

 

E que o conceito de vaidade é relativo.

Para quem está de fora, minha rotina diária pode ser quase o mesmo que o “se arrumar para sair” de outras pessoas.

Para mim, é algo quase orgânico e de higiene, como escovar os dentes, tomar banho. E tão prazeroso quanto um prato de brigadeiro de panela. Um tempo tão íntimo, tão meu, que me aproxima de mim mesma nessa correria de todos os dias que vai começar a ocorrer logo depois desses minutos que dedico a “me embelezar”.

Olhando para trás, acho que adquiri do meu avô esse ritual quase sagrado de me arrumar. Ele estava sempre impecavelmente arrumado e cheiroso, mesmo num calor de 40 graus do Rio de Janeiro. Por 10 anos, diariamente, o via arrumando-se com todo o cuidado. Acho que “pegou mesmo” em mim, porque quando me arrumo vejo muito daquilo quase orgânico que meu avô fazia todos os dias.

Ser vaidosa para mim é algo ligado a prazer e intimidade comigo mesma.

 

E para você, é algo imposto pelos padrões de beleza ou prazer pessoal?

TAGS
RELATED POSTS
1 Comentário
  1. Responder

    Laura

    24 de novembro de 2017

    No meu caso a maquiagem foi a salvação para a combinação melasma + olheiras. As manchas na pele me incomodam bastante e me sinto mais confortável com uma camada de base.
    Ah! E rímel sempre!

    Bjus.

Deixe seu comentário

CLAU MELO

Carioca, apaixonada por Brasília, maquiagens, cosméticos, seriados, música e tudo o que faz a gente mais bonita por dentro e por fora.

Instagram
  • Conheça no vídeo dessa semana quais são meus produtos do ❤️, aqueles que recompro sempre!
Acesse:
youtube.com/claumeloblog 
#favoritos #produtosquerecompro #produtostop
  • Meu esmalte dessa semana, na verdade são unhas postiças da marca "Quick by Youcare" e a cor é a Le Rose.
Optei pelas unhas autocolantes porque estou na praia e esmalte nenhum dura no combo "praia + protetor + repelente"
Ainda não tinha testado dessa marca (normalmente uso as da @kissnybrasill). Essas descolam mais rápido que as Impress da Kiss, mas gostei tanto da cor, que vou colando as substitutas até que elas acabem. 🙊 
Estou levando um kit extra das da @kissnybrasil porque se essas que estou usando cairem demais, mudo para as que sei que não vão me deixar na mão.

Nos pés (foto 2), estou com o esmalte Yatch (210) da @diormakeup. Um dos meus favoritos para usar nos pés.

#unhasdasemana #quickbyyoucare #unhasposticas #diorvernis
  • A gente tem falado muito nos últimos dias em como o ano voou...
Você parou para aproveitar alguns momentos ou se preocupou mais em estar conectado que conectar-se com alguém?

A imagem de hoje não é à toa. 
Esse ano, mesmo corrido, optei por voltar a um lugar que faz parte do ❤️ da nossa família: Bombinhas, em SC.
Pra muita gente o paraíso é Paris, Nova York, Polinésia Francesa...
Para nós aqui de casa, o paraíso é uma cidade pequenininha em SC ao lado de Balneário Camboriú, com praias lindas e um pastel de camarão incrível! 
Me reconectar com um lugar que traz tantas lembranças e sensações boas era tudo que eu precisava nesse ano tão intenso e cheio de novidades.
Estou repondo minhas energias e me reenergizando para o próximo ano.

Boa semana para todos nós!!! #MotivationalMonday #goodvibes #bombinhassc #beach #vacationmode
  • Estou em SC e ADORO a @panvelfarmacias!
Só que estou meio desatualizada do que tem de bom de produtos da marca própria deles.
O que vocês me sugerem comprar ou experimentar?

#panvelfarmacias #produtospanvel
  • Minha indicação dessa semana é do ❤️ e para quem mora no RJ (capital): o recém-inaugurado salão @contemporaneobeauty, da Marcella Leite. 
Um salão lindo, moderno e aconchegante, onde o principal objetivo é o bem-estar do cliente, com profissionais escolhidos a dedo e  produtos de qualidade.
Lá você pode fazer cortes de cabelo, penteado, coloração, manicure e pedicure, depilação, estética, além de um espaço exclusivo para noivas.

O Contemporâneo fica na Tijuca, na rua Santa Sofia, 60 - Loja A
Para conhecer e  agendar seu horário, ligue:
(21) 3556 3003
ou 
pelo Whatsapp: (21) 99393 7069

#contemporaneobeautylounge #beleza #salaodebeleza #rj #tijuca
  • Descubra no vídeo de hoje quais foram os produtos que usei até o fim em novembro (2017) e um lançamento que não deu muito certo...
Acesse:
youtube.com/claumeloblog

#empties #simpleskincare #youtuber #youtubersbsb #belezabrasilia #terminados
  • O #tbt dessa semana vai para esses dois produtos da @misshabrasil que acabaram de ser lançados aqui no Brasil, mas que já conheço e fiz resenha em 2011.
Para conferir, acesse:
claumelo.com
[A resenha está em destaque na página inicial]

#bbcreammissha #misshabrasil #misshabbbomer #misshasignature
Imagem: Repost @misshabrasil
  • E o vídeo com os produtos que mais usei em novembro (2017) já está no ar!
Tem também comprinha bapho da Rihanna e o pó de textura mais fininha que já testei!
Confira em:
youtube.com/claumeloblog

#terminados #emprties #fentybeauty #cliniquebrasil #youtuber #youtubersbsb #belezabrasilia




FANPAGE